Condomínio da Biodiversidade - ConBio


Read in English

Com o apoio da Fundação Caterpillar e em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Edução Ambiental (SPVS), o projeto “Condomínio da Biodiversidade- ConBio” incentiva a proteção do meio ambiente urbano na zona metropolitana de Campo Largo no Paraná. Essa iniciativa é feita através do aumento de áreas verdes em zonas urbanas, conscientização e participação da população na preservação do meio ambiente. O ConBio em Campo Largo utiliza metodologias que já foram empregadas com sucesso em Curitiba por mais de 12 anos. O papel fundamental da PADF nesse programa é identificar e reforçar relações com parceiros locais para ampliar os resultados do projeto, além de buscar suporte financeiro adicional para gestão da biodiversidade e do meio ambiente sustentável.

Diagnósticos Ambientais

O ConBio visita moradores cujas propriedades estão situadas dentro da Mata de Atlântica na zona metropolitana de Campo Largo. Durante estas visitas, a equipe do ConBio coleta as coordenadas geográficas de cada propriedade  e conduz diagnósticos ambientais sobre as condicões dos respectivos remanescentes naturais. Os resultados desses diagnósticos (relatórios de campo) sugerem ações conservacionistas para preservar as áreas de cada  propriedade (como a restauração da mata através do plantio de  mudas nativas e controle de espécies exóticas).

Os moradores participam voluntariamente do ConBio, não só por meio das ações sugeridas nos relatórios de campo, como também fazem cursos sobre as boas práticas de conservação da natureza (criação de abelhas nativas, agroecologia, restauração, viveiro de plantas nativas, entre outros).

A equipe do ConBio realiza visitas periódicas aos remenascentes naturais para monitorar as ações conservacionistas. Todo as informações estão sendo compartilhadas com a Secretaria do Meio Ambiente de Campo Largo e inseridas em uma  base de dados que será utilizada para iniciativas ambientais futuras.

Educação Ambiental

Junto com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Campo Largo, o  projeto ConBio realiza exposições fotográficas e apresentações para alunos e professores do ensino infantil e fundamental. Os eventos apresentam a Mata Atlântica, seus remanescentes naturais e enfatiza a necessidade de sua preservação para as gerações futuras.

As iniciativas de Educação Ambiental do ConBio não param por aí. As ações de formação de educadores são utilizadas como ferramentas multiplicadoras da educação para conservar a natureza. Para isso, a equipe do ConBio realizou uma levantamento sobre a percepção ambiental de 1,579  alunos e 403 professores também em parceria com a Secretaria de Educação.  Os resultados desse levantamento revelaram um baixo nível de conhecimento sobre a Floresta com Araucárias,  a necessidade promover educação ambiental e oportunidades de contacto com o meio ambiente.

Com base nesses resultados, educadores participaram de sessões informativas e vivências de atividades práticas de educação ambiental em áreas naturais. As formações trabalham o conceito de conservação da natureza, as relações entre fauna e flora, temas informativos sobre o bioma da Mata Atlântica. Os educadores também aprenderam a incorporar esses conceitos no curriculum de ensino e a utiliza-los como ferramenta educacional. A Equipe do ConBio já capacitou em temas ambientais os 403 professores da rede Municipal de Campo Largo. O programa se propõe a fornecer esse apoio técnico em conservação ambiental durante toda sua execucação.

View Photo Gallery

Contato

Para mais informações, favor contatar:

Luisa Villegas
Diretora de Programas, América do Sul
lvillegas@padf.org
T: 202.458.6349

Organization of American States Building
1889 F Street NW, 2nd Floor
Washington, DC 20006