English | EspañolPortuguês

Atualmente o estado de Roraima está lutando para lidar com o grande afluxo de imigrantes e refugiados da Venezuela. Já cruzaram a fronteira dezenas de milhares de venezuelanos e venezuelanas – inclusive muitos indígenas da etnia Warao – para escapar da crise política, econômica e humanitária no país vizinho. Muitos deles precisam abrigo, alimentação, empregos e assistência legal. As organizações de assistência local e os abrigos estão fazendo tudo o que é possível para atender as necessidades dos recém chegados, mas a escala da imigração representa um grande desafio para os recursos limitados destas instituições.


DOAR AGORA

Doação em dólares americanos


A RESPOSTA DA PADF

Credit: Folha de S. Paulo

A PADF está liderando uma resposta internacional à crescente crise dos imigrantes e refugiados venezuelanos no Brasil. Identificamos a cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima, como uma área prioritária para assistência, por ser essa cidade uma das áreas do país mais impactadas pela crise dos imigrantes e refugiados. A cidade está lutando para lidar com as necessidades de milhares de imigrantes e refugiados e tem somente um abrigo para eles, o Centro de Referência ao Imigrante, administrado pela organização religiosa Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

A PADF está solicitando apoio de instituições governamentais, fundações, empresas e pessoas físicas para contribuírem com esta resposta, que é centrada no melhoramento das condições físicas do Centro de Referência ao Imigrante e na expansão no trabalho do centro para fornecer mais serviços aos mais necessitados. A comunidade local já tem doado vários suprimentos como alimentos e produtos de higiene. O apoio que você pode dar a PADF visa alcançar os seguintes resultados:

  • Melhorar os serviços sanitários no abrigo
  • Estabelecer uma clínica para imigrantes e refugiados
  • Ampliar os serviços prestados e o pessoal voluntariado no abrigo
  • Dar transporte local para os voluntários, imigrantes e refugiados
  • Melhorar o espaço administrativo do abrigo
  • Satisfazer outras necessidades básicas dos imigrantes e refugiados

COMO VOCÊ PODE AJUDAR

A sua contribuição será destinada aos nossos esforços para darmos assistência aos imigrantes e refugiados venezuelanos no Brasil. Trabalhamos com organizações locais de base para que a sua doação chegue aonde seja mais necessário. Neste momento, a PADF não está aceitando ajuda por meio de doações de materiais, assim pedimos que você contribua com uma doação monetária urgente, preenchendo o formulário com os dados do seu cartão de crédito.

A PADF tem uma rede extensiva na região que inclui organizações comunitárias na zona afetada e, como o braço humanitário da Organização dos Estados Americanos (OEA), a PADF responde aos maiores desastres naturais e crises humanitárias na região.

Sobre o Centro de Referência ao Imigrante  
Administrado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, o Centro de Referência ao Imigrante é um foco de assistência para os imigrantes e refugiados venezuelanos no extremo norte do Brasil. Este abrigo fornece três refeições ao dia, produtos de higiene, serviços médicos, colocação no emprego e assistência legal limitada. O melhoramento das condições neste abrigo e o fortalecimento da capacidade da Fraternidade para servir aos venezuelanos pelo estado de Roraima, são os primeiros passos importantes para ajudar os imigrantes e refugiados na região. Atualmente o abrigo aloja 280 venezuelanos, mas não está capacitado para estadias de longo prazo. Não tem áreas com privacidade pessoal nem para atenção médica ou trabalho administrativo e uma grande parte dos refugiados e imigrantes dormem no chão de cimento. Além disso, o abrigo carece de sanitários adequados e de transporte local para levar osimigrantes e refugiados a outros lugares e permitir que cumpram com os requisitos para serem declarados como refugiados.


POR QUE DOAR À PADF

A prioridade máxima da PADF é impactar as vidas de milhões de pessoas nas Américas de uma maneira sustentável e permanente. 

Para alcançar este objetivo, trabalhamos com parceiros públicos, corporativos e indivíduos como você para criar empregos e meios de subsistência sustentáveis, melhorar serviços comunitários, fortalecer organizações locais e a sociedade civil e ajudar às vítimas de crises naturais e humanitárias. Com a sua contribuição você nós ajudará a cumprir com a nossa missão de criar um Hemisfério de Oportunidade para Todos e Todas.