Embaixador do Canadá Inaugurará Serviços de Ajuda para Imigrantes e Refugiados Venezuelanos

Boa Vista, Roraima (2 de fevereiro de 2018) - A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento - PADF e a Fraternidade - Federação Humanitária Internacional, têm o prazer de receber o Embaixador Riccardo Savone para inaugurar duas importantes iniciativas humanitárias financiadas pelo Fundo Canadá de Apoio a Iniciativas Locais que ajudarão refugiados e imigrantes venezuelanos no estado de Roraima.

O Sr. Savone, o Embaixador do Canadá no Brasil, irá inaugurar oficialmente uma clínica e uma escola moveis para refugiados e imigrantes venezuelanos abrigados no Centro de Referência ao Imigrante em Boa Vista, em uma cerimônia às 11h na segunda-feira 5 de fevereiro. O Sr. Savone será acompanhado pelo Capitão de Mar e Guerra Réal Brisson, Adido de Defesa, e a Segunda Secretaria Nadine Khoury. A clínica e a escola foram construídas em containers adaptados com capacidade para atendimentos básicos de saúde e sala de aula.

“Por causa do agravamento da situação econômica, política e humanitária na Venezuela, mais de 30,000 venezuelanos e venezuelanas já cruzaram a fronteira para Roraima, buscando melhores condições”, disse Paulo Cavalcanti, o Representante do País da PADF no Brasil. “A PADF está liderando uma resposta internacional para melhorar a qualidade de vida dos refugiados e agradecemos o apoio do Canadá às iniciativas”.

As instalações implementadas pela PADF, servirão aos imigrantes e refugiados no abrigo, que são indígenas. A clínica fornecerá um local privado e higiênico para que médicos e enfermeiras de agências governamentais e organizações sem fins lucrativos tratem os problemas médicos que os imigrantes e refugiados presentam.

Enquanto isso, a escola permitirá que as crianças recebam educação primária e que os adultos recebam cursos profissionalizantes e de idiomas. As aulas na escola serão ministradas por voluntários da ONG local Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Casa de los Niños e também professores indígenas.

Ao mesmo tempo, o Sr. Savone anunciará oficialmente um novo projeto com a Fraternidade e também apoiado pela PADF, para doar kits de alimentos e produtos de higiene para mais de mil venezuelanos vivendo no Ginásio Tancredo Neves no bairro Caimbé, também em Boa Vista. “Os venezuelanos a quem servimos, a maioria dos quais são indígenas, têm várias necessidades, como alimentos, alojamento, serviços de saúde, trabalho e assistência legal”, disse a Clara dos Santos, missionária coordenadora da missão da Fraternidade em Roraima.

Os dois abrigos são coordenados pelo Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, órgão do governo de Roraima que está liderando e organizando a resposta local. A PADF a Fraternidade irão trabalhar em estreita colaboração com a Defesa Civil, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e outras agências e organizações internacionais e locais para garantir que os imigrantes e refugiados venezuelanos recebam os serviços que precisam.

A Fraternidade Federação Humanitária Internacional é uma organização de ajuda humanitária sem fins lucrativos, com base em Minas Gerais, que realiza missões humanitárias para servir aos mais necessitados no mundo. Desde novembro de 2016, tem fornecido serviços essenciais para venezuelanos morando em Roraima, como alimentos, alojamento, serviços de saúde, cursos, atividades recreativas e assistência de emprego.

A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento é uma organização não governamental com sede em Washington, DC e escritório de representação no Brasil. Desde o seu estabelecimento pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, a PADF tem trabalhado em todas as regiões da América Latina e do Caribe para ajudar as pessoas vulneráveis e excluídas, inclusive refugiados e imigrantes. A PADF já atendeu a milhares de pessoas deslocadas em países como a Colômbia, Haiti e Brasil.

A PADF e a Fraternidade agradecem a Defesa Civil e a ACNUR pela sua coordenação para fazer destes projetos uma realidade. Para mais informações, acesse o site www.padf.org/helpmigrants.

Facebook: Fundação Pan-Americana Para o Desenvolvimento Brasil