A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) se uniu à Aliança pelos Direitos e Empresas (ADHE), lançada pelo Pacto Global da ONU, em Brasília. A iniciativa tem como objetivo ser o principal espaço de discussão e a referência no país para a proteção e o respeito dos direitos humanos no âmbito empresarial.
“A aliança liderada pelo Pacto Global, com apoio da OIT e ACNUDH, é uma excelente iniciativa para engajar o setor privado na promoção dos direitos humanos, com boas práticas como devida diligência em suas cadeias produtivas, no combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo na promoção do trabalho decente. Para nós da PADF, foi super importante participar do lançamento e integrar a aliança, pois fortalece a nossa missão em promover um hemisfério de oportunidades para todas e todos”, destaca Irina Bacci, diretora técnica da PADF, que esteve presente no evento de lançamento da Aliança pelos Direitos Humanos e Empresas.
A iniciativa conta com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio do projeto de Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe (CERALC), do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Acordo de Cooperação Técnica entre PADF e Pacto Global da ONU
Em agosto, a PADF assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Pacto Global da ONU, no Brasil, com a missão de alavancar investimentos e o engajamento do setor privado nos direitos humanos, meios de vida sustentáveis, meio ambiente e anticorrupção.