PADF e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre Promovem Direito à Saúde de Migrantes e Refugiados
A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) assinou um memorando de entendimento com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre no dia 22 de junho de 2023 com o objetivo de melhorar a realidade sanitária no município. A PADF também apoia o programa Mediadores Interculturais da Secretaria, que visa fortalecer o acesso à saúde da população migrante e refugiada com profissionais que trabalham na mitigação de barreiras culturais e linguísticas.
Através desta parceria, a PADF e a Secretaria buscam:
Garantir o direito à saúde de migrantes e refugiados com serviços de atenção primária de saúde e a promoção da educação sanitária.
Contratar profissionais para compor uma equipe de trabalho com pessoal da área sanitária e de assistência técnica.
Apoiar políticas de acolhimento e atendimento aos refugiados e migrantes, articulando com o governo estadual, governos municipais e sociedade civil estratégias de acolhimento e proteção dos grupos mais vulneráveis.
Apoiar ações de prevenção e enfrentamento ao COVID-19, especialmente no enfrentamento às imensas desigualdades no acesso à educação, água de qualidade, saneamento básico e na promoção da higiene.
Sistematizar e socializar as boas práticas.
A assinatura do memorando de entendimento representa mais um passo no apoio à comunidade migrante e refugiada, no acesso à saúde no município e no compromisso das duas instituições de trabalho em conjunto.