Água, saneamento e higiene para comunidades indígenas migrantes venezuelanas no Brasil

O Programa Integrando Horizontes da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), está fazendo a diferença ao melhorar a sustentabilidade da água, saneamento e higiene (WASH) nas comunidades indígenas migrantes venezuelanas no Brasil. A PADF apoiou estas comunidades com acesso a água potável e saneamento básico, aspectos fundamentais para sua saúde e bem-estar.

Entre nossas atividades principais, estão a entrega de filtros de água de barro e de materiais necessários para fortalecer estruturas de WASH locais, seja em abrigos, em instituições municipais ou em comunidades de migrantes e refugiados.

Antes do fortalecimento material, a PADF realiza um mapeamento e identifica as necessidades da comunidade através de uma escuta ativa. Também oferecemos sessões informativas sobre a importância dos hábitos saudáveis para a prevenção de doenças, tais como alimentação, saúde física e mental e higiene.

O fortalecimento de WASH não apenas melhora a qualidade de vida das comunidades indígenas migrantes, mas também promove a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Este é um passo importante para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.

MicrosoftTeams-image (62)

A PADF alcançou 904 pessoas por meio de estratégias de WASH nos estados de Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul.

Finalmente temos água potável na nossa vila. A água representa vida para nós como comunidade indígena. Ver esse grande sonho se tornar realidade é verdadeiramente gratificante”.

– Omar Perez, Líder comunitário das tribos indígenas Taurepang em Roraima

 

 

Entrega de canos para o sistema hidráulico da comunidade indígena Sorocaima I em Pacaraima, Roraima.

 

 

Jornada de saúde e orientação sanitária para a população migrante da comunidade Bendición de Dios em Boa Vista, Roraima.

Entrega de filtros de barro para água, para migrantes e refugiados venezuelanos em Manaus, Amazonas (na esquerda) e Porto Alegre, Rio Grande do Sul (na direita).

MicrosoftTeams-image (127)

Soraya Pessino

Diretora Técnica 

Email: connect@padf.org

U.S. flag
Logo PADF

Share this:

Like this:

Like Loading...