PADF e UFPA inauguram Clínica de Combate ao Trabalho Escravo

Na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam a inauguração oficial da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da UFPA.

A Clínica possibilitará um trabalho de formação tanto para os alunos do curso de direito da graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorado), quanto para as pessoas que de alguma forma estão envolvidas no combate ao trabalho escravo, como juízes, advogados e instituições parceiras, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), SODIREITOS e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Félix do Xingu (STTR).

“A Clínica vai possibilitar que trabalhadores que são submetidos às condições de ecravidão contemporânea possam ter lá na ponta um atendimento jurídico adequado, 100% gratuito, e que seus direitos trabalhistas sejam reconhecidos”, explica a Professora Valena Jacob, diretora geral do Instiuto de Ciências Jurídicas (ICJ) e coordenadora da Clínica.

A Clínica foi contemplada pelo edital da PADF para seleção de projetos de Organizações da Sociedade Civil para Engajamento e Produção Comunitária, e atendimento de trabalhadores e trabalhadoras sobreviventes e vulneráveis ao trabalho análogo ao de escravo na pecuária no estado do Pará.

“Com a inauguração da Clínica damos um importante passo para a implementação do Programa Trabalho Justo, pois não somente fortalecerá a resposta ao trabalho análogo ao de escravo na pecuária, mas sobretudo fomentará a promoção da sustentabilidade das ações apoiadas pelo programa no estado do Pará, afirma Irina Bacci, diretora técnica do Programa Trabalho Justo, da PADF.

O evento de inauguração será realizado no Auditório José Vicente Miranda, no prédio do ICJ/UFPA, na segunda-feira, 11 de dezembro, às 17h.

Sobre a PADF

A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas. Trabalhamos em toda a América Latina e o Caribe para fazer nossa região mais forte, mais saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para gerações atuais e futuras.

Há 60 anos, servimos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Trabalhamos em parceria com a sociedade civil, governos e o setor privado pelo bem da região.

A PADF é uma organização sem fins lucrativos estabelecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962.

U.S. flag
Logo PADF

Esta página web foi financiada pelo Departamento de Estado dos EUA. As opiniões, constatações e conclusões aqui expressas são do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos EUA.

Share this:

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: