PADF PARTICIPA DE PAINEL SOBRE TRABALHO DECENTE JUNTO À PLATAFORMA DE AÇÃO PELOS DIREITOS HUMANOS DA INICIATIVA PACTO GLOBAL, DA ONU

A diretora técnica do Programa Trabalho Justo, Irina Bacci, participou como painelista da primeira reunião anual de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU, ocasião em que foram apresentadas iniciativas para a Plataforma de Ação pelos Direitos Humanos em 2024. Essa plataforma é uma rede de mobilização empresarial, cujo espaço é de debate do papel das empresas em relação aos Direitos Humanos em suas operações, cadeias de valor e comunidades locais, conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta da plataforma é a de sensibilizar e envolver empresas, especialmente suas lideranças, para a promoção de práticas que respeitem e valorizem os Direitos Humanos. O fórum é parte das atividades do Pacto Global das Nações Unidas, lançada em 2.000 pelo Secretário-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para convocar empresas de todo o mundo a alinharem suas operações e estratégias a princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, por meio de práticas corporativas responsáveis.

Irina Bacci participou do painel “Desafios de Direitos Humanos para garantia do trabalho decente”. Ela apresentou rapidamente os objetivos do Programa Trabalho Justo, reforçando os eixos de atuação do programa e a importância das atividades de prevenção ao trabalho análogo à escravidão, que passa também pelo engajamento do setor privado. Irina ainda explicou sobre o contexto do trabalho análogo à escravidão na cadeia produtiva da pecuária na Amazônia, nos impactos socioambientais e a relação entre o trabalho escravo e o desmatamento, e os desafios logísticos impostos pelas dimensões geográficas do estado do Pará.

A diretora técnica disse ainda que, o setor privado da pecuária é uma parte interessada crítica nos esforços para enfrentar o fenômeno da escravidão moderna. “Engajar e envolver as empresas é necessário para a mudança de comportamento do setor e para desenvolver a sua capacidade de cumprir a legislação brasileira e a devida diligência do setor para cumprimento e exigência de compradores internacionais e nacionais”, disse Irina.

O Pacto Global é o novo parceiro da PADF para reduzir a incidência de violações de trabalho escravo no Pará por meio de atividades junto à iniciativa privada. A expectativa é a de engajar as empresas da cadeia produtiva da pecuária no combate ao trabalho escravo, organizar treinamentos e formar treinadores do setor para serem multiplicadores sobre os temas de direitos humanos e do trabalho decente. A parceria entre PADF e a Pacto Global espera engajar ao menos 23 organizações e empresas que atuam no Pará e capacitar 90 líderes do setor.

Sobre a PADF

A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas. Trabalhamos em toda a América Latina e o Caribe para fazer nossa região mais forte, saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para gerações atuais e futuras. Há 60 anos, servimos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Trabalhamos em parceria com a sociedade civil, governos e o setor privado pelo bem da região.

Irina Bacci

Irina Bacci

Diretora Técnica – Trabalho Justo

E-mail: connect@padf.org

U.S. flag
Logo PADF

Esta página web foi financiada pelo Departamento de Estado dos EUA. As opiniões, constatações e conclusões aqui expressas são do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos EUA.

Share this:

Like this:

Like Loading...