PADF assina acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará

A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), unindo esforços e conhecimentos para uma colaboração mais estreita na erradicação do trabalho análogo ao de escravo no estado do Pará.

Com início em 2022, o programa para erradicar o Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária, implementado pela PADF, visa aprimorar os mecanismos institucionais para reduzir a incidência de violações do trabalho análogo ao de escravo na pecuária, no estado do Pará, baseado em três principais objetivos: prevenir, proteger e processar.

Hoje, a UFPA mantém a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), que tem como objetivo formar profissionais do direito aptos a promover a construção de uma sociedade justa, inclusiva e sustentável, que orientem sua atuação pela defesa dos direitos humanos e sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento da Amazônia.

A cooperação entre as duas instituições possibilitará a criação da Clínica de Trabalho Escravo na UFPA, que atuará como um projeto de extensão, com pesquisa, atuação com a comunidade e aprimoramento, onde alunos do ICJ e advogados poderão prestar suporte de serviço aos trabalhadores resgatados, aproximando estudantes da demanda jurídica com a construção de petições e pesquisas voltadas ao enfrentamento macro daquele problema.

Além de proporcionar o intercâmbio de informações e documentações, e a realização em conjunto de eventos, palestras, cursos, seminários, publicações etc. Exemplo disso, foi a organização do I Colóquio Internacional sobre Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária no estado do Pará, em junho, deste ano.

“A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a UFPA facilitará a produção de estudos e pesquisas sobre temas importantes – relacionados aos direitos humanos e trabalhistas – para a sociedade paraense, além de fortalecer as capacidades da Universidade oferecendo apoio aos projetos de pesquisa e extensão do Instituto de Ciências Jurídicas com a implementação da clínica jurídica”, ressalta a diretora técnica da PADF, no Programa para Erradicar o Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária, no Pará.

Publicado em 20 de janeiro de 2023.

U.S. flag
Logo PADF

Esse artigo foi financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. As opinões, descobertas, e conclusões expressas aqui são de responsabilidade do(s) autore(s) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Share this:

Like this:

Like Loading...